domingo, 21 de junho de 2009

Educação para Paz

Esse ano de 2009 escolhemos a trilha "Educação para Paz"

O QUE É PAZ?
Paz é energia, que emana constantemente. Ela é uma força pura que penetra e coloca pessoas e coisas em uma ordem equilibrada. O eu é um reservatório de recursos vitais, um dos quais é a paz. Reconhecer a qualidade original da alma humana como paz e parar de buscar por paz externamente. Em sua forma mais poderosa, paz é silêncio interno preenchido com o poder da verdade.
A paz consiste em pensamentos puros, desejos puros. Quando a energia do pensamento, da palavra, da ação está equilibrada, estável e não violenta o individuo está em paz com o eu, nos relacionamentos e com o mundo. Abrindo a janela para o eu interior os indivíduos são capazes de classificar e localizar com precisão atitudes e padrões de comportamento que são destrutivos, causando caos e falta de paz.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos deixa claro que TODOS somos seres humanos iguais e devemos ser tratados como tais. Quando a Educação para a Paz propõe que paz se aprende, está-se dizendo que ser ou não violentos é uma construção cultural e não um atributo natural ao ser humano. Primeiramente é necessário afirmar com força que somos sim todos humanos e não existe nada que possa negar isso. Negar a uma pessoa o direito se ser um ser humano é desconhecer o que é um ser humano ou querer se aproveitar desse menosprezo para justificar a necessária exclusão do convívio “humano”. Em segundo lugar é urgente semear o pensamento agregador de que tudo é construído através da cultura. Até mesmo o pensamento implícito na fala daquela senhora de que aquelas crianças nasceram assim, ou seja, são naturalmente assim é uma construção cultural. Educar para a paz é ter consciência de que o ser humano se movimenta na história pelo desenvolvimento cultural. Educar para a paz é ter clareza de que é uma construção sem fim, pelo menos enquanto existirem seres humanos.
“Como as guerras e as violências nascem nas mentes humanas é nas mentes humanas que deverão ser erguidas as estruturas de paz”.

Autor: Rogério Bordin
http://www.educapaz.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=124&Itemid=2

Nenhum comentário: